Resumo da 21º Sessão Ordinária 31-05-2021

por Câmara Municipal de Antonio Olinto publicado 01/06/2021 13h18, última modificação 01/06/2021 13h18

RESUMO DA 21º SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANTONIO OLINTO – 15º LEGISLATURA 2021-2024  – DATA: 31/05/2021

Presidente: Gilciano Moreira

Secretário: Ricardo Wisnieski Alves

  

Registrada a presença total dos vereadores  conforme assinatura no livro de presenças.

 

Dispensada  a leitura da Ata da Sessão Ordinária nº 1.931 a qual foi APROVADA sem retificação.

EXPEDIENTE DO DIA

 

  • Ofício da Secretaria Municipal de Educação em resposta a Indicação do Vereador Ricardo Wisnieski Alves;
  • Oficio do Vereador Gilciano Moreira, encaminhando Moção de Pesar 04/2021;

 

ORDEM DO DIA

 

  • Votação única da emenda Supressiva 01-2021 ao Projeto de Lei 02-2021 de autoria do Poder Legislativo. Aprovada por 07 votos favoráveis e 01 contrários;

 

  • Votação em Primeiro e Segundo turno, conforme previsto no Regimento Interno, com dispensa de Interstício de tempo, do Projeto de Lei 02-2021 que “ “Autoriza o Município de Antonio Olinto a divulgar lista nominal dos casos ativos de positivados da COVID-19, como medida temporária excepcional de enfrentamento à pandemia, e dá outras providências”, aprovado por unanimidade;

 

  • Requerimento 10-202, de autoria do Vereador Gilciano Moreira, o qual REQUER , que seja encaminhado expediente ao Poder Executivo para que este forneça informações acerca da frota de veículos da Secretaria de Saúde, a saber:
  • 1) Qual a quantidade total de veículos disponíveis na Secretaria de Saúde? Relacionar modelo, ano, marca e categoria. Quantos destes são ambulâncias?
  • 2) Quantas ambulâncias estão em condições normais de uso e quantas delas estão paradas por problemas mecânicos? Relacionar os possíveis problemas mecânicos naquelas que estão paradas.
  • 3) Existe contrato da Prefeitura com empresa(s) para manutenção da frota da saúde? Em caso positivo, favor encaminhar contrato e o Termo de Referência da licitação que deu origem ao mesmo. Caso a resposta seja negativa, existe procedimento licitatório em andamento? Se sim, qual a fase que se encontra?

 

INDICAÇÃO Nº 91/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR GILCIANO MOREIRA

Para que o Poder Executivo, através da Secretaria de Educação, avalie a possibilidade e a Legalidade da implantação de berçário integral, para crianças à partir de 06 meses de idade. A Indicação é de suma importância, pois contemplaria apoio aos pais que trabalham o dia todo, e os Educadores afirmam que a idade ideal para as crianças entrarem na creche, é por volta dos 06 meses de idade, já que, antes disso, o Bebê deve ser mantido, sempre que possível, em amamentação exclusiva.

Destaca-se que as vagas seriam prioritariamente aos filhos de casais que ambos precisam trabalhar.  

......................

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Sr. Vereador RICARDO WISNIESKI ALVES. O qual solicitou ao Poder Executivo, para que através do Setor Competente oficie a COPEL, pedindo autorização para reutilizar os postes que são substituídos, e estão em desuso. Justificou afirmando que existem postes quebrados, outros inteiros e que não servem mais para a Estatal, enquanto para o Município será de grande valia como vigamento de Pontes.

.............

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Sr. Vereador RICARDO ALVES WISNIESKI. O qual solicitou ao Poder Executivo, para que através do Setor de Obras executar com extrema urgência uma reestruturação na ponte que liga a comunidade de Lagoa da Cruz, ao município de São Mateus do Sul, próxima à residência da Sra. Eliane Katika. Justificou estar reforçando uma Indicação de sua autoria aprovada em sessão no dia 08 de Fevereiro nesta casa de Leis.

Sugeriu que seja oficiado o Município acima mencionado, em busca de parceria para ser feito um trabalho com excelência, visando maior segurança aos usuários.

......................

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Sr. Vereador WILSON NAPOLEÃO GUENZE. O qual solicitou ao Poder Executivo, para que através do Setor Competente, viabilize a contratação de um Carro de Som, para divulgação das Ações do Município no enfrentamento ao COVID-19, bem como demais trabalhos tanto do Poderes Executivo, como do Legislativo. Justificou afirmando quanto a importância da divulgação das ações tomadas, bem como sobre medidas de prevenção e orientação à População da Cidade, e das Comunidades do Interior do Município, objetivando reduzir o risco de contaminação pelo Corona Vírus.

 

Estiveram presentes na Sessão o Excelentissimo Senhor Prefeito Municipal Alan Yaros e a Secretária Municipal de Saúde Sra. Nelize Wrubleski, ambos fizeram uma explanação sobre as ações de enfrentamento do COVID-19 entre outros assuntos relacionados a gestão municipal e esclareceram dúvidas dos Vereadores.

 

Próxima Sessão Ordinária marcada para dia 07 de junho de 2021 a partir das  19 horas.