Aprovado o Projeto que instituiu a celebração do dia da cavalgada no Município de Antonio Olinto. Que será comemorado dia 22 de outubro

por Câmara Municipal de Antonio Olinto publicado 20/09/2022 09h30, última modificação 26/09/2022 08h18

Qual objetivo? Instituir o dia da cavalgada para manifestarmos o nosso apreço a essa atividade tão antiga e respeitada, colocando no calendário municipal esse dia tão importante para a cultura dos paranaenses.

Para quem o projeto se destina? Para todos, homens, mulheres, jovens, crianças e idosos.

O que o projeto vai proporcionar? Valorização da cultura, da religião, do esporte, a diversão, incentivo para economia local, geração de vínculos comunitário.

A escolha do dia 22 de outubro? É de conhecimento público que o dia 24 de outubro celebramos o dia do município, também é sabido que ocorrem nesta data 3 dias de comemorações, sendo realizados na sexta-feira, sábado e domingo mais próximos da data específica.
O intuito de festejar o dia da cavalgada no dia 22 é integrar essa bonita cultura no cronograma municipal de festividade, podendo ser feita a abertura da festa no município com uma grande cavalgada.
Dessa maneira, todos os munícipes poderão participar juntos nesta cavalgada, fazendo com que a comunidade participe ativamente das comemorações do dia do município.

Justificativa.

Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio ou competição realizadas por um grupo, podendo ser praticada por homens, mulheres, jovens, crianças e idosos. Sendo utilizada como esporte, motivos religiosos, cívicos, diversão, ou associação de duas ou mais dessas atividades. Essa atividade é exercida em todo território nacional, considerado um esporte com aventura, mas principalmente um patrimônio histórico cultural.

As cavalgadas no Brasil surgiram durante o processo de ocupação de territórios, entre os séculos 17 e 18. Ao longo dos anos as cavalgadas foram se modernizando, agora elas não são mais compostas somente por pessoas montadas a cavalo, jumentos e burros, mas são acompanhadas por pessoas conduzindo veículos motorizados, em meio aos animais e carroças, além disso conta com participantes se vestindo à caráter.

A cavalgada se tornou popular e hoje é integrante na cultura popular paranaense, considerada um patrimônio histórico cultural, motivo de orgulho de quem pratica. Além disso as cavalgadas, desempenham um papel importante no comércio das localidades onde são realizadas. Estas atividades movimentam a economia, principalmente nos Estados sulistas na geração de empregos e no sustento de milhares de famílias.

Valorizar esse esporte é promover um resgate à cultura e tradições Antonio Olintenses, considerando que as cavalgadas são uma das mais representativas ação e difusão do tradicionalismo em nossa região.

Em síntese, esta lei vem com o intuito de manifestarmos o nosso apreço a essa atividade tão antiga e respeitada, colocando no calendário municipal esse dia tão importante para a cultura dos paranaenses