Aprovado o projeto que autoriza a celebração do dia do fumicultor no Município de Antonio Olinto. Que será comemorada dia 28 de outubro. Autoria Gilciano Moreira

por Câmara Municipal de Antonio Olinto publicado 13/12/2022 09h52, última modificação 13/12/2022 09h52

Esse projeto trata-se de uma homenagem aos homens e mulheres fumicultores que movimentam a economia de centenas de cidades, assim como no nosso município. Celebrar o dia dedicado ao fumicultor é uma forma de reconhecer seu valor, importância e a dedicação.

Produtor de fumo é uma pessoa trabalhadora que luta dia a dia para manter sua família, trabalhando incansavelmente na chuva, sol, frio, calor, com hora para começar e sem hora para terminar. O cultivo do tabaco é fundamental para a economia do nosso município, pois emprega diversas famílias, da mesma forma, é importante para todo nosso país em especial para a região sul.

Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) o cultivo do tabaco no Sul do Brasil, na safra 2021/2022, envolveu 128.448 famílias produtoras, numa área de 246.590 hectares, e gerou uma receita bruta de R$ 9,54 bilhões. Além disso, outras atividades vegetais e animais desenvolvidas pelos mesmos fumicultores geraram outros R$ 8,79 bilhões, o que totaliza um faturamento anual de mais de R$ 18,3 bilhões.

O trabalho do produtor de tabaco gerou, em 2021, R$ 26,28 bilhões de faturamento com o consumo doméstico e exportação. No consumo doméstico, gerou R$ 18,35 bilhões. E a divisa de exportação gerou R$ 7,93 bilhões.

O produtor de tabaco tem um dia dedicado a ele: 28 de outubro. A data foi definida na assembleia da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (Itga), em outubro de 2012. A escolha do dia deve-se à história. Em 1492, Cristóvão Colombo navega em direção às Américas. No dia 28 de outubro, dois tripulantes da embarcação visitam o interior do que viria a ser a ilha de Cuba. Eles encontram nativos e testemunham um estranho ritual em que a fumaça de folhas queimadas é inalada através de um tubo. Assim aconteceu a apresentação das folhas conhecidas pelos nativos como Cohiba e que mais tarde seria chamada de tabaco.

No Brasil, a data foi instalada, oficialmente, no Rio Grande do Sul, (Lei 14.208, de março/2013, de autoria do deputado estadual Heitor Schuch), em Santa Catarina (Lei 16.114, de setembro/2013, de autoria do deputado estadual Mauro de Nadal), e no Paraná (Lei 17.729, de 2013, de autoria do deputado estadual Anibelli Neto).