RESUMO DA 8º SESSÃO 22-02-2021

por Câmara Municipal de Antonio Olinto publicado 01/03/2021 16h15, última modificação 01/03/2021 16h15

RESUMO DA 7º SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANTONIO OLINTO – 15º LEGISLATURA 2021-2024  – DATA: 22/02/2021

Presidente: Gilciano Moreira

Secretário: Ricardo Wisnieski Alves

  

Registrado o total comparecimento dos Vereadores conforme assinatura no livro de presenças.

Realizada a leitura da Ata da Sessão Ordinária nº 1.918, a qual foi APROVADA sem retificação.

EXPEDIENTE DO DIA

 

* Ofício 25/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador José Joarez Iusviaki.

* Ofício 53/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Marco Antonio Veiga.

* Ofício 54/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador José Joarez Iusviaki.

* Ofício 56/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Wilson Napoleão Guenze.

* Ofício 57/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador José Joarez Iusviaki.

* Ofício 59/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Eliseu Schimidt de Oliveira.

* Ofício 60/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Natálio Zildo Falcão.

* Ofício 61/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Natálio Zildo Falcão.

* Ofício 62/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Ricardo Wisnieski Alves.

* Ofício 63/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Ricardo Wisnieski Alves.

* Ofício 64/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Ricardo Wisnieski Alves.

* Ofício 65/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Eliseu Schimidt de Oliveira.

* Ofício 66/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Marco Antonio Veiga.

* Ofício 67/2021.  De autoria do Poder Executivo, referente a resposta de Indicação do Vereador Wilson Napoleão Guenze.

* Oficio do Vereador Wilson Napoleão Guenze encaminhando Requerimento 01 e 02/2021;

* Ofício do Vereador Jose Joarez Iusviak encaminhando Requerimento 03/2021;

*Convite para audiência Pública De autoria do Poder Executivo Municipal.

* Convite para audiência Pública De autoria da Secretaria Municipal de Saúde.

* Convite para audiência Pública De autoria do Poder Legislativo Municipal.

 

ORDEM DO DIA

 

INDICAÇÃO 39/2021  de autoria do  Vereador RICARDO WISNIESKI ALVES.

Para que o Poder Executivo, através do Setor de Obras, realize um trabalho de reparo na Rua Reinaldo Machiavelli esquina com a Rua Eliseu de Meira. O atendimento da Indicação é de extrema importância, pois com o período chuvoso abriu buraco na referida rua causando transtornos e prejuízo aos usuários da via.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÃO 40/2021 de autoria do  Vereador RICARDO WISNIESKI ALVES.

Para que o Poder Executivo, através do Setor de Obras, realize melhorias no final do trecho pavimentado, na Rua Reinaldo Machiavelli, sentido comunidade da Campina, e remoção da Lombada na referida Rua. A alteração do local da lombada é por motivo que a mesma está localizada no final da pavimentação impedindo o escoamento da agua da chuva dificultando o trafego de veículos e pedestres pelo local, e estudar uma forma de conter as águas da chuva, que trazem consigo terras e pedras na pista

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÃO 41/2021 de autoria do  Vereador RICARDO WISNIESKI ALVES.

Para que o Poder Executivo, através do Setor competente avalie a possibilidade de instalação de lâmpadas de iluminação pública na rua que dá acesso às residências de Anieli Siqueira, Anderson Siqueira e Cezar de Lima no Distrito de Lagoa da Cruz. A instalação de iluminação pública no referido local é de suma importância, pois trará maior segurança noturna e melhoria no deslocamento dos usuários da referida via. 

INDICAÇÃO 42/2021  de autoria do  Vereador RICARDO WISNIESKI ALVES.

Para que o Poder Executivo, através do Setor competente avalie a possibilidade do caminhão de coleta de lixo realizar o trajeto, a partir da residência do Senhor Evaldo Krinski, passando pela residência do Senhor Paulo Kotarski saindo novamente na Pr. 281. No Km. 01, bem como realizar melhorias, inclusive Iluminação Pública na referida via, até a divisa onde liga o Distrito de Lagoa da Cruz com Arroio da Cruz.  Justificou que a referida indicação se faz necessário para que os referidos moradores e vizinhos sejam atendidos pelo serviço de coleta de lixo. Enfatiza ainda, que a referida via necessita de iluminação pública e colocação de manilhas em um bueiro que encontra-se a céu aberto.

INDICAÇÃO 43/2021   de autoria do  Vereador RICARDO WISNIESKI ALVES

Para que o Poder Executivo, através do Setor competente realize melhorias na Rua Reinaldo Antonio Pelegrino, próximo a Cooperativa Mista Bom Jesus. Enfatizou que a referida indicação se faz necessário devido aos pedidos de melhorias dos moradores, como manutenção da via e reestruturação da iluminação pública.

INDICAÇÃO 44/2021   de autoria do vereador NATÁLIO ZILDO FALCÃO.

Para que o Poder Executivo, através do Setor de Obras viabilize a conclusão do Parquinho Infantil, Bem como do Campo na Vila Rural, na comunidade do Cerro Lindo. A Presente indicação tem como objetivo recorrer ao Setor competente do Poder executivo Municipal, para que o mesmo dê continuidade à Obra que foi iniciada, e não foi concluída na Gestão anterior. Justifica-se que, no local onde seria construído o campo, foi iniciada a estrutura para instalação do Parquinho, os quais nenhum foi concluído. Ressalta-se para que seja estudada a possibilidade de dar seguimento ao Projeto em anexo.

 

INDICAÇÃO 45/2021   de autoria do Vereador WILSONNAPOLEÃO GUENZE.

Para que o Poder Executivo, através do Setor de Obras, viabilize melhorias, tais como (construção de um toldo, colocação de cadeiras fixas, e um banheiro externo), no Posto de saúde da Comunidade do Butiá. A referida Indicação se faz necessária, devido as pessoas que necessitam chegar antes do Posto ser aberto, serem obrigados a ficarem expostos às interpéries do tempo, e sem um lugar para sentar.

Salientou destacando ainda sobre a importância de tais melhorias, que certamente irão proporcionar maior comodidade aos usuários, especialmente aos vulneráveis.

-------------------------------------------

INDICAÇÃO 46/2021   de autoria do Vereador RICARDO WISNIESKI ALVES, Para que o Poder Executivo, através do Setor de Obras, realize serviços de Jardinagem e ornamentação, no Canteiro Central, desde a entrada da Cidade, na Rua Edgar Train Shafauser, até a Esquina com a Rua Amálio Ferreira da Silva, Centro. Justificou que vem através desta, atender reivindicações de moradores, que a referida Rua é o Cartão Postal, e a primeira imagem visível ao adentrarmos à Cidade. Ressaltou que diante da concepção acima, é de extrema relevância que haja um trabalho visando embelezar ainda mais a Cidade.

 

INDICAÇÃO 47/2021   de autoria do Vereador MARCO ANTONIO VEIGA.

Para que o Poder Executivo Municipal, através do setor competente, verifique junto ao IAT (Instituto de Águas e Terras do Paraná), órgão ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, sobre o processo do Programa de regularização Fundiária que abrange famílias possuidores de terrenos deste município os quais ainda não dispõe de documentos (matrículas) comprovando legalmente propriedade. A referida Indicação, é de extrema valia objetivando regularizar a situação de aproximadamente 140 famílias deste Município, conforme dados da Emater, órgão que auxiliou o ITCG para o cadastramento de regularização das propriedades.

Ressaltou que diante a regularização destas matrículas, os proprietários poderão participar de programas sociais que fomentam a agricultura do município, melhorando a renda familiar, e o crescimento agropecuário sustentável.

___________________________________________________________________

INDICAÇÃO 48/2021   de autoria do Vereador, ELISEU SCHIMIDT DE OLIVEIRA.

Para que o Poder Executivo Municipal, através do setor de Obras, realize melhorias (empedramento, e alargamento), na estrada desde o Cruzeiro na comunidade do Pedroso, até a Torre próxima à FRUTAX. A referida Indicação, é de extrema importância, devido à precariedade a que se encontra, e por ser um trecho muito utilizado pela população, para acessar às lavouras.

Ressaltou que seria necessário um trabalho de patrolamento em todo o trecho, com colocação de pedras, e alargamento em alguns pontos, onde a vegetação está dificultando a circulação de veículos, especialmente de Máquinas Agrícolas.

------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÃO 49/2021   de autoria do Vereador JOÃO ISSACARD BORBA.

Para que o Poder Executivo Municipal, através do setor de Obras, realize melhorias (empedramento, e alargamento), na estrada Secundária, próxima à residência do Sr. Claumir da Silva Ribas, na comunidade de Água Amarela de Cima. A referida Indicação, é de extrema necessidade, visando melhorar o acesso de caminhões e máquinas agrícolas, pois devido à precariedade do referido trecho, está sendo difícil aos Agricultores acessar às lavouras, para colheita, e escoamento de suas safras.

INDICAÇÃO 50/2021   de autoria do Vereador NATÁLIO ZILDO FALCÃO.

Para que o Poder Executivo, através do setor competente oficie o DER (Departamento de Estrada de Rodagens), para viabilizar a construção de redutores de velocidade (lombadas), bem como acostamento nas laterais de ambos os lados, próximos à entrada de acesso à Vila Rural, na comunidade do Cerro Lindo. Destaca-se como principal objetivo da presente Indicação, o risco eminente dos usuários da referida via, por se tratar de local de embarque e desembarque de alunos.

Ressalta-se ainda destacando se tratar de um local já com histórico marcado por vários Acidentes de Trânsito.

-------------------

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Vereador  MARCO ANTONIO VEIGA.

O qual solicitou ao Poder executivo, para que através do Setor de Obras Viabilize a Reestruturação da Ponte que dá acesso às lavouras dos Srs. Marcelo Drobezinski, e “Juca” Gadonski, próximo às propriedades dos familiares do finado “Jango Gato”, na “Invernadinha” Lagoa da Cruz. Ressaltou informando que essa Ponte é via de acesso às referidas propriedades, e devido ao seu estado precário, se torna perigoso o tráfego principalmente de caminhões e máquinas Agrícolas.

_______________________________________________________________

 

Próxima Sessão Ordinária marcada para dia 01 de Março de 2021 as 19 horas.