JUNINHO RODRIGUES E VALDIR BECH SOLICITAM CONTRATAÇÃO DE MÉDICO PEDIATRA PARA ATENDIMENTO NO POSTO DE SAÚDE.

por Câmara Municipal de Antonio Olinto publicado 16/07/2014 11h25, última modificação 21/05/2015 17h34
Atendimento médico de especialista para crianças e adolescentes não vem sendo realizado há meses no município.

Durante a Sessão ordinária realizada no dia 15 de julho, os Vereadores Juninho Rodrigues e Valdir Bech apresentaram a Indicação nº. 39/2014, a qual solicita que o Prefeito Municipal Faça a contratação do médico pediatra para atender no Centro Social Rural - Posto de Saúde na cidade Antônio Olinto, devido o grande número de solicitações da população, que está indignada com a falta deste profissional especializado.

Justificando sua proposição, os Vereadores comentaram que o pediatra é o profissional médico que cuida da parcela populacional – crianças e adolescentes – mais sensível a medidas preventivas. Essa faixa da população encontra-se em fase de crescimento e desenvolvimento, necessitando de avaliações constantes e intervenções precoces que assegurem sua evolução saudável para a cidadania plena.

“Conversando com munícipes, ficamos sabendo que não existe atendimento desse tipo de profissional há vários meses, e que a ausência de um pediatra na unidade de saúde municipal tem causado transtorno junto à população. São inúmeras famílias que têm se deslocado para outros municípios buscando atendimento para seus filhos e que muitas delas têm sido impedidas de realizarem o tratamento por falta de condições financeiras para custearem as despesas fora do município”, disseram os Vereadores.

Salientamos que o médico pediatra atende uma das fases mais importantes da vida e que boa parte das doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e pressão alta, por exemplos, começam na infância e, muitas vezes, por falta de um diagnóstico as doenças deixam de terem acompanhamento adequado, comentou Juninho Rodrigues.

A importância do especialista de cada área é de conhecimento de todo o cidadão, mas para atendimento a crianças é mais do que necessário, pois um adulto sabe dizer especificamente o que está sentindo e como está sentindo e onde está sentindo, já uma criança é um ser indefeso e dependendo da idade a sua única forma de chamar a atenção é através do choro, disse o Vereador Valdir Bech.

Espera-se que seja atendida esta indicação e disponibilizado esse profissional nas unidades de saúde para atender essa demanda de usuários em nosso munícipio, finalizaram os parlamentares. 

A Indicação foi aceita pelo Presidente, e encaminhada ao Prefeito para providencias.