Nota

por Câmara Municipal de Antonio Olinto publicado 28/11/2018 10h51, última modificação 24/03/2023 10h25

NOTA

A Câmara Municipal possui como uma de suas premissas o respeito e a defesa ao meio ambiente como forma de garantir a esta e as futuras gerações um ecossistema equilibrado e diversificado, além disso, defende a convivência harmônica entre o homem e a natureza como forma de proporcionar a população um desenvolvimento sustentável.

Como é de conhecimento de boa parte da população antoniolintese, na data de 21/11/2018 realizamos, com a colaboração do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul e da Prefeitura Municipal, o corte da arvore da espécie nativa Araucária, popularmente conhecida como Pinheiro.

Comunicamos publicamente que a retirada da referida árvore se fez necessária em vista do risco ofertado a estrutura do prédio da Câmara Municipal, e, principalmente, a segurança do público que faz uso desta.

Importa destacar que recentemente ocorreram danos ao telhado, forro e muro da Câmara devido a temporais que assolaram nossa região, sendo que, na ocasião, felizmente, estes foram apenas materiais, já que a condição climática adversa atingiu seu ápice durante a noite, ou seja, quando não havia expediente.

Tendo em vista o ocorrido e visando evitar prejuízos maiores, notadamente os de ordem física às pessoas que utilizam dos serviços da Câmara ou que nela desenvolvem suas atividades é que se optou por solicitar ao IAP a liberação do corte da referida árvore, sendo a licença concedida em 06/12/2017.

Lamentamos ter que tomar extremada atitude, contudo, esta se mostrou necessária, de forma que, inclusive, houve liberação pelo órgão ambiental competente.

Informamos ainda, que na tarde do dia 23 recebemos a visita da Policia Ambiental para verificar denúncia, após análise da documentação a mesma constatou a regularidade do processo.

Por fim, a Câmara Municipal pede e espera a compreensão da população e, no mesmo sentido, se compromete a estudar medidas no sentido de compensar a retirada do pinheiro.